RIO GRANDE DO NORTE,

primeiro estado brasileiro a sediar um POLO da

UNIVERSIDADES DAS QUEBRADAS

Apresentação

A UQ POTIGUAR é um projeto em parceria com a Universidade das Quebradas (UQ) da UFRJ, que chega ao Rio Grande do Norte (RN) em formato digital e gratuito com professores da UFRN e da UFRJ, com o  foco nos DIREITOS HUMANOS, abordando mais especificamente o Direito à Educação, os Direitos Civis, o Direito à Cidade e os Direitos Culturais, através de um minicurso online com 60 (sessenta) vagas para artistas, arte educadores, produtores culturais, ativistas das periferias dos estados  RN e de outras localidades.

O projeto UQ POTIGUAR, em parceria com a UQ UFRJ, conta com os recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte e com o apoio da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Equipe  

Coordenação Geral

Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ)

Numa Ciro (UFRJ)

Theodora Alves (Diretora do NAC-UFRN)

Bettina Rupp (vice Direotra do NAC-UFRN)

Coordenação Administrativa

Rosângela Gomes (UFRJ)

Empreendedora Cultural

Jussara Santos (UFRN e Mestre Quebradeira)

 

Metodologia

No Minicurso UQ Potiguar serão realizados 08  encontros virtuais no período de 09/02/2021 a 06/04/2021, às terças-feiras no horário de 14h às 16h, com a presença do professor responsável que, a partir de sua videoaula, promoverá um processo de interação com a turma sobre a temática abordada no vídeo. As informações de acesso serão enviadas, por e-mail, um dia antes aos alunos inscritos no Minicurso UQ Potiguar e disponibilizadas neste site. Os participantes devem ter acesso à Internet, uma vez que as aulas serão virtuais e pela plataforma do YouTube. Será conferido ao aluno certificado de conclusão, com carga horária total de 16 horas, desde que obtenha 75% de frequência nos encontros e que realizar as atividades propostas pelos professores, que ministrarem as aulas. Todo o processo do minicurso será online, o aluno inscrito precisará acessá-lo a partir de um computador, notebook, tablet ou celular, com acesso a internet. 

Corpo Docente

Beá Meira (UFRJ) 

Aderaldo Luciano dos Santos (UFRJ)

Ilana Strozenberg (UFRJ)

Helder Alexandre Medeiros de Macedo (UFRN)

Julio De Tavares UFF (LEECCC) /UFRJ (PACC)

Teodora de Araújo Alves (UFRN)

Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN)

Período do minicurso

09/02/2021 a 06/04/2021

Encontro dos Quebradeirxs

13/04/2021

Carga horária

18h 

Público Alvo

Artistas, arte educadores, produtores culturais, ativistas das periferias do estado do Rio Grande do Norte e de outras localidades.

Nº Vagas

80

Participação em 75% dos encontros

Realização das atividades propostas pelos professores

Expedição: até 30 dias  após o término do minicurso e enviado por e-mail.

Abertura do minicurso dia 09 de fevereiro de 2021 (assista  vídeo)

miniSertão

Aula do Prof. Nonato Gurgel (in memoriam)

Conversando com Nonato: Numa Ciro, Aderaldo Luciana e Toinho Castro 


Dia 23 de fevereiro de 2021

“A importância do ensino da arte na formação cidadã” (assista vídeo)

Profª. Beá Meira (UFRJ)


Dia 02 de março de 2021 

História indígena nos sertões do Rio Grande do Norte para além do “desaparecimento”: o caso do Seridó

Prof. Helder Alexandre Medeiros de Macedo (UFRN)


Dia 09 de março de 2021

“O Cordel é  Punhal”

Prof. Aderaldo Luciano dos Santos (UFRJ)


Dia 16 de março de 2021

“O Direito ao Corpo e à Cultura”

Profª. Teodora de Araújo Alves (UFRN)


Dia 23 de março de 2021

“Direitos Humanos e Justiça Racial”

Prof.  Julio De Tavares UFF (LEECCC) /UFRJ (PACC)


Dia 30 de março de 2021

“Direitos humanos, diversidade e desigualdade na cultura contemporânea: uma perspectiva antropológica”

Profª Ilana Strozenberg (UFRJ)


Dia 06 de abril de 2021

“As Dores de Ser Brasileiro:  corpos, sofrimentos e direitos humanos na história do Brasil”

Prof. Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN)


PARTICIPANTES DA UQ PotiGuar 2021

Todos os quebradeiros do Rio de Janeiro e de outras localidades são bem-vindos para participarem desta ação coletiva no RN e para compartilharem  as experiências vividas ao longo dos 11 anos de existência da UQ UFRJ, através da troca de saberes entre a comunidade periférica, que produz cultura fora das universidades, e a comunidade acadêmica, para criar novas formas de conhecimento e novas expressões artísticas. Aguardamos vocês com muita alegria !

O projeto Universidade das Quebradas (UQ), criado em 2009, no PACC/UFRJ (Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ), é um laboratório de tecnologias sociais, baseado no estímulo à troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.

A metodologia utilizada é experimental e flexível, baseada no conceito de ecologia de saberes, desenvolvido por Felix Guattari e Boaventura de Souza Santos. Por ecologia de saberes entendemos o equilíbrio sistêmico entre as diversas formas de saberes vernaculares e acadêmicos (científicos e técnicos) e a longa trajetória histórica de silenciamento de certos saberes não formais por outras formas dominantes de conhecimento.

O objetivo mais amplo do Projeto é potencializar e qualificar os produtores e artistas das periferias dos centros urbanos brasileiros através de um programa de especialização e aperfeiçoamento que leve em conta os novos usos da cultura como recurso de formação cidadã e inclusão econômica e social. Neste sentido, o Projeto propõe uma experiência inovadora de democratização do acesso à cultura e ao conhecimento. O PACC já formou uma rede de mais 800 artistas, produtores culturais e ativistas das periferias do RJ.

Este Laboratório, coordenado pelas professoras Heloisa Buarque de Hollanda e Numa Ciro, se constitui formalmente como um curso de extensão no âmbito do PACC/UFRJ que, por sua vez, é uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Literatura, da Faculdade de Letras/UFRJ.

 

Facebook   Youtube  Instagram

 

 

Todos os quebradeiros do Rio de Janeiro e de outras localidades são bem-vindos para participarem desta ação coletiva no RN e para compartilharem  as experiências vividas ao longo dos 11 anos de existência da UQ UFRJ, através da troca de saberes entre a comunidade periférica, que produz cultura fora das universidades, e a comunidade acadêmica, para criar novas formas de conhecimento e novas expressões artísticas. Aguardamos vocês com muita alegria !

Ficou interessadx ?!?

Clique aqui e realize sua inscrição no Minicurso UQ Potiguar

Notícias do mundo de lá ou daqui… 

Realização
Parcerias

Projeto aprovado no Edital Nº 03/2020 – FORMAÇÃO E PESQUISA – TROCA DE SABERES A DISTÂNCIA  

CALICOT © Copyright 2020 –  Todos direitos reservados